01 Feb

Organize a saída da escola e evite consequências graves

Organize a saída da escola e evite consequências graves

Prezados,

Segundo o advogado Luis Chacon:

saída da escola

“As instituições de ensino são responsáveis sempre que ficar comprovado que não adotaram medidas necessárias para evitar o dano. Sempre que falharem na prestação do serviço durante as atividades escolares. Ou por criar um cenário de risco. Ou por omitir um dever de cuidado.

A responsabilidade da escola se encerra somente no momento em que o aluno é entregue para o responsável, seja da família, seja da empresa de transporte escolar.”

Então, gerenciar, cuidar e vigiar a saída da escola é muito importante. Ter um processo bem definido, organizado e ferramentas para auxiliar esse momento, pode evitar problemas e conseqüências graves.

Obtenha as autorizações

Com as fichas de matrícula escolar, você saberá quem são os responsáveis autorizados a buscar os alunos, sejam pais, familiares, prestadores de serviço ou transportadores escolares e os alunos autorizados a sair sozinhos da escola. Também conseguirá identificar quem são os responsáveis legais dos alunos. É importante que toda a autorização seja emitida pelos responsáveis legais.

Organize as documentações

Abaixo, sugerimos os documentos importantes relacionados a saída da escola.

Responsáveis autorizados a buscar alunos

Obtenha a autorização expressa dos responsáveis legais e cópia do RG de cada responsável por buscar aluno

Alunos autorizados a sair sozinhos

Obtenha a autorização expressa dos responsáveis legais

Transportadores escolares

Obtenha a autorização expressa dos responsáveis legais.

Além disso, providencie cópia da documentação do veículo, a cópia do RG do transportador, a CNH (Carteira Nacional de Habilitação) e a certidão do CNH (que informa o histórico do condutor, a existência ou não de processos, impedimentos administrativos, comprova a mudança de categoria e a realização de cursos de capacitação na área de trânsito, além do local e data de emissão da CNH). Normalmente, esse documento é utilizado para fins judiciais, trabalhistas e aposentadoria, mas esse serviço pode ser solicitado gratuitamente para comprovar a situação da habilitação.

Para mais informações, acesse o site do Detran

Revise o processo

Aproveite e revise também o processo de saída da escola. Considere se os procedimentos devem ser diferenciados por faixa etária. Veja esse artigo Procedimentos de saída da escola por faixa etária

Geralmente, no caso de escolas com mais de uma portaria, o procedimento adotado é separar as portarias por faixa etária. Aproveite e verifique se existe a possibilidade de reforma para a construção de novas portarias. Se não for possível, considere separar o horário de saída da escola por faixa etária. A separação permite maior organização e controle.

Outros pontos que devem ser considerados são: o trânsito na rua da escola, o índice de violência no bairro da escola e os meios de transporte utilizados pelos alunos. Verifique a quantidade de alunos por meio de transporte para fazer uma projeção de fluxo em cada saída.

O quadro abaixo apresenta pontos importantes do processo e questões que devem ser respondidas e refletidas. Apresentamos também como a JaCheguei pode ajudar a escola nessas questões.

Registro das informações em um único lugar Organize dessas informações para uso no dia-a-dia e acesso fácil pelos funcionários da escola. Revise como você registra essas informações? Quem deve acessar e o que acessar. A JaCheguei permite que você organize essas informações e as torne acessíveis para a equipe da escola com acessos diferenciados. Assim, funcionários administrativos tem acesso a todas as informações e seguranças da escola que lidam somente com a entrega tem acesso restrito.
Identificação e reconhecimento no dia-a-dia Uma vez registradas as autorizações, como a equipe da escola faz o reconhecimento quando o pai ou responsável chega na escola para buscar o aluno? Basta informar o nome da criança? Os funcionários conhecem todos os pais? E se algum funcionário falta por motivo qualquer, como a pessoa que o substitui faz esse reconhecimento? E no caso de novos funcionários? Quando o pai ou responsável porta um celular com o JaCheguei instalado e registrado, já se tem a indicação que se trata de alguém autorizado. Uma 2a checagem é realizada através do reconhecimento facial dos pais ou responsáveis e a JaCheguei permite que seguranças da escola tenham acesso a dados para facilitar esse reconhecimento. Além disso, o aplicativo tem mecanismos de segurança para que somente responsáveis autorizados pela escola enviem alertas para a escola.
Mudança das autorizações e comunicação no dia-a-dia No dia-a-dia, as autorizações para busca dos alunos podem mudar. Como a escola trata essas mudanças? Se alguém liga na escola e pede para fazer a mudança, quais são os procedimentos de segurança para confirmar que a mudança foi solicitada pelos responsáveis legais do aluno? A recomendação é sempre pedir a autorização expressa dessas mudanças. Mas uma vez solicitada e confirmada, como a escola comunica essa mudança à equipe da escola? No caso do JaCheguei, o fato das informações estarem centralizadas na ferramenta. Qualquer mudança é refletida imediatamente e toda a equipe da escola tem acesso à informação atualizada.
Autorizações excepcionais Além das mudanças das autorizações, há casos de autorizações excepcionais por conta de emergências como a impossibilidade dos responsáveis buscarem a criança. Por se tratar de uma emergência, não há como exigir uma autorização expressa. Nesse caso, como a escola recebe e trata essas autorizações? A JaCheguei permite o envio de recados à escola. Assim, ao receber um recado pelo aplicativo, a escola já saberá que se trata de alguém autorizado.
Agilidade sem perder a segurança Mas no dia-a-dia, como a escola faz para ter uma saída da escola organizada, com controle, sem tumultos, pais esperando na porta da escola e fila de carros causando trânsito no entorno da escola? Com a JaCheguei, o fato da escola receber com antecedência a informação de chegada do pai ou responsável, permite que a escola adiante a chamada e o prepare do aluno, já o deixando pronto quando o pai chega na porta da escola. Ao adiantar esse processo, a escola diminui o tempo de espera dos pais, reduz a exposição de pais e crianças na frente da escola e ainda ajuda a resolver o trânsito no entorno.
Controle do processo Outro ponto importante é saber se a escola tem o controle do processo. Veja se a escola tem a informação de entrega dos alunos, quem foi entregue, para quem, qual horário e por quem. Fazer isso manualmente é uma tarefa árdua. Então, avalie se um sistema poderia ajudar. A JaCheguei registra automaticamente as entregas realizadas para posterior consulta.
Eficiência e melhoria dos processos Como a escola mede a eficiência da saída da escola? A escola sabe qual é o tempo médio de espera dos pais? Se cada pai espera 15 minutos, multiplique isso pela quantidade de pais. Ou multiplique isso pela quantidade de dias letivos para ter uma ideia do tempo gasto. Para um pai que trabalha e está cansado, esses minutos são valiosos. A JaCheguei gera um indicador automaticamente que pode ser acompanhado em tempo real pela gestão da escola. Com essa medição, é possível que a escola revise seus procedimentos, otimize seus recursos e melhore esse processo.

Documente o processo

Disponibilizamos uma planilha guia para que sua escola documente suas regras.

A planilha apresenta tópicos e pontos importantes que devem ser considerados. Assim, quando estiver definindo e documentando essas regras, sua escola não esquecerá de nenhum ponto.

Um forte abraço,
Equipe JaCheguei