03 Oct

Funcionário da Nasa esquece filho no carro

Funcionário da Nasa esquece filho no carro

Funcionário da Nasa esquece filho no carro

Bebê de 7 meses foi encontrado morto, no dia 21/09, dentro de um carro estacionado no Marshall Space Flight Center, em Huntsville, no Alabama, Estados Unidos.

Jennifer Stanfield, porta-voz da NASA, informou que o pai é funcionário da empresa e se esqueceu de deixar seu filho na creche e foi direto para o trabalho. A falta de circulação de ar, o calor e a desidratação fizeram com que a criança não resistisse.

Nos Estados Unidos, dados oficiais mostram que cerca de 40 crianças morrem por ano dessa maneira. No Brasil, não há estatísticas, mas com a vida corrida, e a falta de atenção ao que se passa ao redor, o risco desse tipo de acidente aumenta.

Para mostrar a sensação de ser esquecido dentro do carro, a organização americana Kars4Kids fez o seguinte experimento: pediu a pessoas aleatórias que ficassem dentro de um veículo fechado, por 10 minutos. Se eles precisassem sair, bastaria apertar um botão de pânico.

É importante refletir sobre esse tipo de acontecimento, pois há sempre um aprendizado. Nesse caso, cabe refletir como está o nosso dia-a-dia, em relação ao que se passa ao redor.

Essas experiências reforçam nossa atenção e cuidados.

Seguem algumas orientações importantes da Revista Crescer:

– Boa parte dos casos noticiados ocorre na mudança de rotina. Por exemplo: o pai leva o bebê para a creche quando, quem faz isso, todos os dias, é a mãe. Além de redobrar a atenção nesses casos, o casal pode combinar de se falar ou trocar mensagens perguntando sobre a criança e confirmando se ela foi deixada na escola.

– É válido pedir que algum profissional da escola entre em contato com os pais caso o aluno não chegue no horário usual.

– Coloque músicas infantis no som do carro quando seu filho estiver junto. É mais uma maneira de reforçar a sua responsabilidade sobre ele.

– Quando as crianças têm menos de 1 ano e o bebê-conforto ainda fica voltado para trás, use um espelhinho pendurado no encosto do banco traseiro. Assim, você pode observar seu filho pelo retrovisor.

– Se não quiser amarrar a fralda no volante, deixe sempre a mochila da criança no banco da frente. Na hora de sair, você vai se lembrar.

– Um truque infalível é colocar a carteira, a bolsa, a pasta de trabalho ou o celular no banco de trás, próximo à cadeirinha. Dessa maneira, você vai precisar se virar para pegar os objetos e verá seu filho. Caso esqueça também esses pertences, provavelmente, não vai demorar em sentir falta e a criança poderá ser salva.

– Evite o uso de películas muito escuras nos vidros. No caso de um esquecimento como esse, a transparência facilita que alguém que passe perto do carro veja o bebê e peça socorro.

– Quando descer do carro em algum estacionamento, observe se há algum bebê esquecido nos veículos próximos. Além de evitar acidentes com seus próprios filhos, você pode salvar vidas de outras crianças.

Para escolas que utilizam o aplicativo JaCheguei, é possível ativar o envio de notificações de entrada e saída da escola.

Assim, pais e responsáveis recebem essas notificações e tem a confirmação que a criança entrou e saiu da escola.

Mas é bom sempre lembrar, a tecnologia deve sempre ajudar, mas nunca substituir a responsabilidade e o dever do cuidado dos pais com seus filhos.

Para mais informações, fale conosco.

Referências:
Imagem de Revista Crescer
http://revistacrescer.globo.com/Bebes/Seguranca/noticia/2016/09/funcionario-da-nasa-esquece-filho-no-carro.html
http://revistacrescer.globo.com/Familia/Rotina/noticia/2014/12/por-que-os-pais-esquecem-os-filhos-no-carro-evite-que-isso-aconteca-com-voce.html
http://revistacrescer.globo.com/Voce-precisa-saber/noticia/2015/07/experimento-mostra-adultos-como-uma-crianca-se-sente-quando-e-esquecida-dentro-do-carro.html