13 Apr

Por que usar o Blog como ferramenta pedagógica?

Por que usar o Blog como ferramenta pedagógica?

Prezados,

blog como ferramenta pedagógica

A geração atual dos alunos é nativa digital. E a dinâmica gerada pelas tecnologias inevitavelmente exige uma nova forma do ensinar e do aprender.

Essa geração pensa rápido. São imediatistas devido aos inúmeros estímulos recebidos. E a comunicação ocorre sem a necessidade da presença física e do contato no olho.

Nesse panorama, surgem ferramentas de comunicação viabilizadas pela Internet e novos meios de interação virtuais.

Assim, é necessário considerar as necessidades sociais dessa geração com as novas possibilidades criadas pela realidade tecnológica atual.

O blog surge então como um canal de comunicação que pode ser usado como ferramenta pedagógica e que proporciona ao aluno a interação com a informação e a co-autoria do seu próprio aprendizado.

Sem barreiras técnicas

Para começar, temos um conflito de gerações.

Se os alunos são nativos digitais, os professores seriam imigrantes digitais. Não nasceram cercados pela tecnologia, mas tentam se adaptar a essa nova era digital.

O blog surge como uma ferramenta de conciliação. É de interesse do aluno nativo digital e de fácil aprendizagem e manuseio para o professor imigrante digital.

Assim, não há barreiras técnicas para o uso do blog e temos somente uma demanda que necessita de professores engajados e que queiram inovar suas aulas.

Ferramenta do professor mediador

O professor nesse contexto não é mais a autoridade no assunto, pois os alunos têm a informação disponível a qualquer tempo.

Assim, surge a necessidade de um novo perfil de professor que reconhece que não sabe tudo, mas que deverá instigar a pesquisa, incentivar as discussões elucidativas, a escrita colaborativa e o pensamento crítico.

Esse professor se posicionará como mediador da produção do conhecimento e desenvolvimento da autonomia dos alunos, para a formação de indivíduos críticos e capazes de fazer uma leitura consciente das situações que os cercam.

Juntos, professor e alunos aprendem juntos. E o blog é o ambiente que permite esse aprendizado coletivo.

Construção do conhecimento

A educação tradicional se baseia na transmissão de verdades inquestionáveis, na memorização de informações, através de um ensino isolado.

A nova abordagem leva um saber investigativo. O saber é coletivo e a interação e a comunicação são fontes para a construção do aprendizado e transformação das informações em conhecimento.

O blog permite a interação entre o aluno e o objeto de estudo, devido as estratégias cognitivas para a escrita de novos textos, da possibilidade da criação coletiva de textos, comentários em que se aprimora a escrita de conclusão e a leitura de comentários de outros alunos.

Assim, a construção do conhecimento ocorre nas associações feitas a cada nova interação e pela organização das relações entre os conceitos.

Transformação da experiência do aprendizado

Mas além do blog ser uma ferramenta que auxilia na construção do aprendizado, o blog surge como uma possibilidade para transformar a experiência do aprendizado.

Quando há a utilização do blog na sala de aula, é possível recriar, reinventar o assunto tratado em sala de aula. Além do texto, é possível associar vídeos, músicas, imagens, slides ao blog, links para outros sites e páginas. Assim, há espaço para muita criatividade e a possibilidade de uma aula muito mais rica e interessante em conteúdo.

Além disso, o aluno aprende a pesquisar, a analisar, a sintetizar a publicação da informação. Habilidades importantes e que tornam o processo do aprendizado muito mais dinâmico.

Competências socioemocionais

Ao emitir comentários, os leitores se transformam em interlocutores, estabelecendo diálogos e exercitando a socialização.

A apresentação de opiniões, principalmente as contrárias propicia novas habilidades. Como se posicionar sem agredir ou ofender a ideia originalmente apresentada. Como receber opiniões contrárias diferentes da sua.

Enfim, o blog permite o exercício do aprender a ser e a conviver. São habilidades de maior conscientização das emoções, para relações sociais positivas e com respeito.

“A aprendizagem deve ser como uma condição não individualizada mas construída na interação social”
Freire – 1996

A JaCheguei preparou um conteúdo específico sobre blogs nas escolas.

  • Por que a sua escola deve ter um blog
  • Blog como ferramenta pedagógica do professor mediador
  • Ideias de conteúdo
  • Como criar um Blog
  • Dicas para o Blog da Escola ser um sucesso
  • Se você ainda não baixou, aproveite agora!

    Um forte abraço,
    Equipe JaCheguei

    04 Apr

    Guia para Blog da escola ser um sucesso

    Guia para Blog da Escola ser um sucesso

    Prezados,

    Em continuidade ao conteúdo anterior, “Canais de Comunicação Escolar”, apresentamos o 2º eBook da série. Guia para Blog da Escola.

    eBook: Guia para Blog da Escola ser um sucesso


    Você encontrará nesse eBook:

    Por que a sua escola deve ter um blog?

    Vale a pena ter um blog? Quais são as razões e benefícios?

    O blog como ferramenta pedagógica do professor mediador

    A nova geração dos alunos terá todas as informacões à sua disposição.
    Assim, o professor não poderá ser apenas um transmissor de conteúdo e sim um mediador do conhecimento.
    Veja as diferenças da educação tradicional para a nova abordagem, mais colaborativa e como o blog pode ser uma ferramenta pedagógica para esse novo professor.

    “A aprendizagem deve ser como uma condição não individualizada mas construída na interação social”
    Freire – 1996

    Ideias de conteúdo

    Veja sugestões de conteúdo para blogs:

  • Da Escola
  • Dos Professores
  • Da Turma
  • Dos Alunos
  • Sobre eventos pedagógicos
  • Sobre livros
  • Como criar um blog da escola

    Quais são os passos para se criar um blog e o que deve ser considerado na criação de um blog.

    Dicas para o Blog da escola ser um sucesso

    Dicas práticas e facilmente aplicáveis para o sucesso do seu blog.

    Aproveite!!

    Um forte abraço,
    Equipe JaCheguei