02 May

Controle e segurança na entrega dos alunos aos pais

Controle e segurança na entrega dos alunos para os pais?

A saída da escola é sempre um momento crítico.

Pais chegando para buscar filho.
Visitante querendo entrar na escola.
Pai estressado porque o filho está demorando.
Buzina de carros para mostrar a irritação e deixar claro o descontentamento quanto à fila de carros na rua da escola.
Vizinho reclamando que tem pai parado na porta da sua casa.
Criança querendo sair com um responsável sem autorização.

Enfim, é muita coisa ao mesmo tempo, potencializada pela quantidade de alunos da escola.

E no meio disso tudo, um pai chega para buscar o filho e cadê o filho?

Assim, funcionários começam a procurar o aluno pela escola. E depois de um tempo, ao constatar que o aluno não está mais presente, começa a investigação com a equipe para saber se o aluno saiu e com quem foi.

Mesmo sendo um processo crítico, a escola conta com a memória da equipe. Mas o pior ocorre quando há troca de turno de funcionários e parte da equipe já não está mais disponível.

Ainda que a escola consiga identificar o que ocorreu, é um tempo gasto da equipe para resolver essa situação. Além disso, a demora na resposta mostra a falta de controle e organização da escola.

É a qualidade da gestão da escola visível para observação de todos.

E então, como ter controle e segurança na entrega dos alunos aos pais?


Aplicativo JaCheguei

É possível fazer diferente?

Sim. Sempre há espaço para melhorar.

O aplicativo JaCheguei é uma ferramenta que ajuda na organização e controle da saída escolar.

Todas as entregas ficam registradas e é possível consultar rapidamente se o aluno foi entregue, qual horário, para quem foi entregue e por quem.

Assim, se um pai ligar na escola querendo saber onde está o filho, a resposta pode ser consultada de maneira rápida e fácil.


O controle e segurança na entrega dos alunos aos pais é um dos benefícios da ferramenta. Conheça outras, entrando em contato com a gente.

Um forte abraço,
Equipe JaCheguei

Designed by Freepik

19 Oct

Como atingir as metas de matrícula escolar

Como atingir as metas de matrícula escolar

Prezados,

De setembro e março, as instituições de ensino estão focadas em sua estratégia de matrícula escolar.

É um período tenso, pois o resultado desse trabalho comprometerá o próximo ano letivo.

eBook: Como atingir as metas de matrícula escolar

Após as férias de julho, as famílias começam a pensar se irão manter seus filhos na atual escola.

Além disso, as famílias começam a ser bombardeadas por campanhas de outras escolas, o que pode levá-los a considerar uma mudança, dependendo do nível de satisfação com a atual escola.

Temos, então, inúmeras instituições concorrendo pelo mesmo aluno e a situação econômica que afeta o bolso das famílias.

Em meio a essa realidade, a escola precisa provar seu custo benefício e mostrar a eficiência do seu processo de ensino.

Um forte abraço,
Equipe JaCheguei

27 Sep

Pokémon Go: Tema para atividades pedagógicas na escola

Pokémon Go: Tema para atividades pedagógicas na escola

Prezados,

Viram as notícias na mídia sobre o jogo Pokémon GO?

Notícias sobre Pokémon Go na escola

No material “Pokémon GO – Tudo o que a sua escola precisa saber”, explicamos o funcionamento do jogo, alguns números que atestam seu sucesso, motivos de tanta polêmica e passamos algumas orientações, principalmente quanto à segurança.

Afinal, se os alunos estão falando sobre isso, é importante que professores e a equipe de gestão da escola tenham conhecimento desse assunto.

Nesse novo material abordamos sugestões para uso do jogo em disciplinas pedagógicas. Não estamos indicando que as escolas estimulem os alunos a jogarem, mas é importante o seu papel na orientação quanto a um bom uso.

Além disso, ao abordar assuntos de interesse do aluno, a aula será mais atrativa, resultando em um maior aprendizado e engajamento dos alunos.

Então, veja como aproveitar esse tema.

Pokémon Go: Tema para atividades pedagógicas na escola

Preencha nosso formulário e receba o material por e-mail.


Um forte abraço,
Equipe JaCheguei

31 Aug

Pokémon Go na escola

Pokémon Go na escola

Prezados,

O Jogo Pokémon GO se tornou a sensação mundial do momento.

Ao andar pela cidade, é possível perceber crianças e mesmo adultos andando pelas ruas com seus celulares, caçando os pokémons.

Esse material foi desenvolvido para que a sua escola conheça o funcionamento do jogo e tenha elementos para conversar com os alunos sobre o jogo.

Sua escola entenderá qual é a inovação do jogo, por que seu lançamento foi tão polêmico e se o jogo traz algum tipo de benefício para quem joga.

Também passamos algumas dicas e cuidados para que seus alunos joguem com mais segurança e evitem acidentes e situações desagradáveis.

Pokémon Go na escola

Preencha nosso formulário e receba o material por e-mail.


Um forte abraço,
Equipe JaCheguei

07 Apr

Dia do Combate ao Bullying e Violência Escolar

Dia do Combate ao Bullying e Violência Escolar

Combate ao Bullying e Violência Escolar


O Bullying se refere a todas as formas de atitudes agressivas, intencionais, verbais ou físicas que ocorrem de forma repetitiva sem motivação evidente, por um ou mais alunos contra outro ou outros.

Quem exerce, o faz para manter a vítima sobre seu completo domínio, através de ameaças, insultos e humilhações. A vítima sofre calada, além de um possível isolamento e queda no rendimento escolar. O bullying chega a afetar o estado emocional, gerando traumas e doenças psicossomáticas.

Infelizmente, essa palavra está em moda, devido às inúmeras ocorrências de perseguição e casos flagrantes de agressões físicas e psicológicas praticadas nas escolas, entre os alunos e também contra professores.

A pesquisa realizada pela organização não-governamental International Plan (https://plan-international.org), de 07/10/2008, que atua em 66 países em defesa dos direitos da infância apontou que cerca de 1 milhão de crianças em todo o mundo sofrem algum tipo de violência escolar por dia.

Em pesquisa realizada em 6 estados brasileiros, verificou-se que 70% dos 12 mil estudantes participantes da pesquisa afirmaram terem sido vítimas de violência escolar. E 84% desse total apontaram suas escolas como violentas.

Esse comportamento não é tão fácil de ser identificado, mas pode ser configurado como bullying quando as agressões verbais e emocionais se tornam repetitivas.

É preciso que o professor identifique em sala de aula as crianças com padrão de vítima como timidez, isolamento e problemas de rendimento.

As estratégias de combate à violência escolar mais eficientes se concentram na própria escola, através da definição de normas claras de comportamento, treinamento de professores e equipe da escola, além de campanhas de conscientização.

Aproveite hoje, 07/04, o dia nacional de combate ao Bullying e à Violência escolar e aborde esse tema na sua escola.

Um forte abraço,
Equipe JaCheguei

01 Feb

Organize a saída da escola e evite consequências graves

Organize a saída da escola e evite consequências graves

Prezados,

Segundo o advogado Luis Chacon:

saída da escola

“As instituições de ensino são responsáveis sempre que ficar comprovado que não adotaram medidas necessárias para evitar o dano. Sempre que falharem na prestação do serviço durante as atividades escolares. Ou por criar um cenário de risco. Ou por omitir um dever de cuidado.

A responsabilidade da escola se encerra somente no momento em que o aluno é entregue para o responsável, seja da família, seja da empresa de transporte escolar.”

Então, gerenciar, cuidar e vigiar a saída da escola é muito importante. Ter um processo bem definido, organizado e ferramentas para auxiliar esse momento, pode evitar problemas e conseqüências graves.

Obtenha as autorizações

Com as fichas de matrícula escolar, você saberá quem são os responsáveis autorizados a buscar os alunos, sejam pais, familiares, prestadores de serviço ou transportadores escolares e os alunos autorizados a sair sozinhos da escola. Também conseguirá identificar quem são os responsáveis legais dos alunos. É importante que toda a autorização seja emitida pelos responsáveis legais.

Organize as documentações

Abaixo, sugerimos os documentos importantes relacionados a saída da escola.

Responsáveis autorizados a buscar alunos

Obtenha a autorização expressa dos responsáveis legais e cópia do RG de cada responsável por buscar aluno

Alunos autorizados a sair sozinhos

Obtenha a autorização expressa dos responsáveis legais

Transportadores escolares

Obtenha a autorização expressa dos responsáveis legais.

Além disso, providencie cópia da documentação do veículo, a cópia do RG do transportador, a CNH (Carteira Nacional de Habilitação) e a certidão do CNH (que informa o histórico do condutor, a existência ou não de processos, impedimentos administrativos, comprova a mudança de categoria e a realização de cursos de capacitação na área de trânsito, além do local e data de emissão da CNH). Normalmente, esse documento é utilizado para fins judiciais, trabalhistas e aposentadoria, mas esse serviço pode ser solicitado gratuitamente para comprovar a situação da habilitação.

Para mais informações, acesse o site do Detran

Revise o processo

Aproveite e revise também o processo de saída da escola. Considere se os procedimentos devem ser diferenciados por faixa etária. Veja esse artigo Procedimentos de saída da escola por faixa etária

Geralmente, no caso de escolas com mais de uma portaria, o procedimento adotado é separar as portarias por faixa etária. Aproveite e verifique se existe a possibilidade de reforma para a construção de novas portarias. Se não for possível, considere separar o horário de saída da escola por faixa etária. A separação permite maior organização e controle.

Outros pontos que devem ser considerados são: o trânsito na rua da escola, o índice de violência no bairro da escola e os meios de transporte utilizados pelos alunos. Verifique a quantidade de alunos por meio de transporte para fazer uma projeção de fluxo em cada saída.

O quadro abaixo apresenta pontos importantes do processo e questões que devem ser respondidas e refletidas. Apresentamos também como a JaCheguei pode ajudar a escola nessas questões.

Registro das informações em um único lugar Organize dessas informações para uso no dia-a-dia e acesso fácil pelos funcionários da escola. Revise como você registra essas informações? Quem deve acessar e o que acessar. A JaCheguei permite que você organize essas informações e as torne acessíveis para a equipe da escola com acessos diferenciados. Assim, funcionários administrativos tem acesso a todas as informações e seguranças da escola que lidam somente com a entrega tem acesso restrito.
Identificação e reconhecimento no dia-a-dia Uma vez registradas as autorizações, como a equipe da escola faz o reconhecimento quando o pai ou responsável chega na escola para buscar o aluno? Basta informar o nome da criança? Os funcionários conhecem todos os pais? E se algum funcionário falta por motivo qualquer, como a pessoa que o substitui faz esse reconhecimento? E no caso de novos funcionários? Quando o pai ou responsável porta um celular com o JaCheguei instalado e registrado, já se tem a indicação que se trata de alguém autorizado. Uma 2a checagem é realizada através do reconhecimento facial dos pais ou responsáveis e a JaCheguei permite que seguranças da escola tenham acesso a dados para facilitar esse reconhecimento. Além disso, o aplicativo tem mecanismos de segurança para que somente responsáveis autorizados pela escola enviem alertas para a escola.
Mudança das autorizações e comunicação no dia-a-dia No dia-a-dia, as autorizações para busca dos alunos podem mudar. Como a escola trata essas mudanças? Se alguém liga na escola e pede para fazer a mudança, quais são os procedimentos de segurança para confirmar que a mudança foi solicitada pelos responsáveis legais do aluno? A recomendação é sempre pedir a autorização expressa dessas mudanças. Mas uma vez solicitada e confirmada, como a escola comunica essa mudança à equipe da escola? No caso do JaCheguei, o fato das informações estarem centralizadas na ferramenta. Qualquer mudança é refletida imediatamente e toda a equipe da escola tem acesso à informação atualizada.
Autorizações excepcionais Além das mudanças das autorizações, há casos de autorizações excepcionais por conta de emergências como a impossibilidade dos responsáveis buscarem a criança. Por se tratar de uma emergência, não há como exigir uma autorização expressa. Nesse caso, como a escola recebe e trata essas autorizações? A JaCheguei permite o envio de recados à escola. Assim, ao receber um recado pelo aplicativo, a escola já saberá que se trata de alguém autorizado.
Agilidade sem perder a segurança Mas no dia-a-dia, como a escola faz para ter uma saída da escola organizada, com controle, sem tumultos, pais esperando na porta da escola e fila de carros causando trânsito no entorno da escola? Com a JaCheguei, o fato da escola receber com antecedência a informação de chegada do pai ou responsável, permite que a escola adiante a chamada e o prepare do aluno, já o deixando pronto quando o pai chega na porta da escola. Ao adiantar esse processo, a escola diminui o tempo de espera dos pais, reduz a exposição de pais e crianças na frente da escola e ainda ajuda a resolver o trânsito no entorno.
Controle do processo Outro ponto importante é saber se a escola tem o controle do processo. Veja se a escola tem a informação de entrega dos alunos, quem foi entregue, para quem, qual horário e por quem. Fazer isso manualmente é uma tarefa árdua. Então, avalie se um sistema poderia ajudar. A JaCheguei registra automaticamente as entregas realizadas para posterior consulta.
Eficiência e melhoria dos processos Como a escola mede a eficiência da saída da escola? A escola sabe qual é o tempo médio de espera dos pais? Se cada pai espera 15 minutos, multiplique isso pela quantidade de pais. Ou multiplique isso pela quantidade de dias letivos para ter uma ideia do tempo gasto. Para um pai que trabalha e está cansado, esses minutos são valiosos. A JaCheguei gera um indicador automaticamente que pode ser acompanhado em tempo real pela gestão da escola. Com essa medição, é possível que a escola revise seus procedimentos, otimize seus recursos e melhore esse processo.

Documente o processo

Disponibilizamos uma planilha guia para que sua escola documente suas regras.

A planilha apresenta tópicos e pontos importantes que devem ser considerados. Assim, quando estiver definindo e documentando essas regras, sua escola não esquecerá de nenhum ponto.

Um forte abraço,
Equipe JaCheguei

13 Jan

Como aproveitar as fichas de matrícula escolar

Como aproveitar as fichas de matrícula escolar

Prezados,

Em artigos passados, citamos as informações importantes para as fichas de matrícula escolar e como extrair informações para análise.

Disponibilizamos modelo pronto e planilha para tabulação dos dados, para download gratuito pelas escolas.

Nesse artigo, abordaremos como analisar as informações já tabuladas e o que pode ser feito, para planejamento das ações e para efetivo uso em benefício da escola.

Para facilitar análise, separamos as informações nos seguintes temas:

Checklist gratuito: Como aproveitar as fichas de matrícula escolar

  • Dados do aluno
  • Documentos apresentados
  • Dados de escolaridade
  • Cuidados especiais
  • Emergências
  • Dados dos responsáveis e família
  • Entrada e saída
  • Atividades extra-escolares
  • Também preparamos um conteúdo gratuito que poderá ser baixado, alterado e utilizado conforme as necessidades de cada escola.

    Trata-se de um checklist com os principais pontos para aproveitar ao máximo os dados da fichas de matrícula escolar.

    Dados do aluno

    Através desses dados, é possível analisar o cenário cultural dos alunos. Nesse ponto é importante não utilizar os dados para segregar as crianças. Então, tome o cuidado para não interpretar os dados de forma preconceituosa e cuide para que a equipe da escola também tenha esse cuidado.

    Utilize também as datas de nascimento dos alunos, para montagem de uma lista dos aniversariantes. As ações dependerão do tamanho e da estrutura de cada escola. Assim, se não puder comemorar os aniversariantes do dia, considere comemorar os do mês. Independente disso, qualquer ação iniciada deve ser mantida com constância, para que os alunos não se sintam prejudicados.

    Documentos apresentados

    Aproveite esse item para revisar a forma de armazenagem desses documentos. Também informe o administrativo para que providencie os documentos pendentes.

    Dados de escolaridade

    Essas são informações que devem ser passadas para a equipe pedagógica:

  • Lista dos novos alunos e transferidos de outras escolas, para que a equipe cuide da adaptação desses alunos.
  • Alunos reprovados em anos anteriores, que não frequentaram a escola ou que interromperam seus estudos, para que sejam acompanhados de perto.
  • Esses dados devem ser utilizados durante todo o ano, nas reuniões de avaliação do desempenho escolar dos alunos.

    Cuidados especiais

    Repasse essas informações para a equipe da escola e revise os procedimentos usados no dia-a-dia. Como a escola trata as alergias, remédios e restrições alimentares?

    Em caso de alunos com deficiência física, confirme a facilidade dos acessos da escola. Há necessidade de alguma reforma? A equipe da escola está preparada para lidar com esses alunos?

    As observações de deficiências motoras e intelectuais devem ser repassadas à equipe pedagógica, para que sejam acompanhadas no dia-a-dia. Esse é um ponto que merecerá atenção nas reuniões com os pais.

    Emergências

    Aproveite o início do ano, revise os procedimentos de emergências e repasse esses procedimentos com toda a equipe da escola.

    Separe a lista dos responsáveis que devem ser contactados em caso de emergência com os alunos. Essa lista deve ser guardada em local de fácil acesso.

    Deixe à vista de todos o telefone do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e um kit de pronto atendimento. Se a escola não tiver profissionais de saúde, recomenda-se que os professores e funcionários sejam treinados em primeiros socorros.

    Dados dos responsáveis e da família

    Utilize essas informações, para melhorar o relacionamento com os responsáveis e familiares.

    Antes de marcar horários para reuniões e eventos da escola, considere qual é a maior disponibilidade.

    Se precisar entrar em contato com os responsáveis, veja antes quem tem mais disponibilidade. Se um dos 2 trabalha, provavelmente quem não trabalha tenha mais disponibilidade.

    Utilize a informação do estado civil dos pais, para entender a dinâmica familiar do aluno e para evitar conflitos no dia-a-dia.

    Repasse também a informação do responsável financeiro, para que eventuais necessidades de cobrança sejam feitas ao responsável. Assim, a escola evitará perda de tempo tentando identificar com quem tratar esse tipo de assunto.

    Entrada e saída

    Utilize as informações de meio de transporte utilizados para ter uma ideia do fluxo de veículos nos momentos de entrada e saída dos alunos.

    A distância e o tempo médio dos percursos também oferecerão dados para avaliar o conforto dos alunos. Então, analise o horário da última alimentação com o horário previsto de chegada dos alunos em suas casas. Dependendo do caso, analise se vale rever o horário dessa alimentação ou se vale a pena oferecer um pequeno lanche.

    No caso do aluno poder sair sozinho, como a equipe da escola identifica quem são esses alunos? A escola registra de alguma forma, o horário de entrada e saída desses alunos?

    No caso dos demais alunos, em que os pais, responsáveis ou prestadores de serviço buscam, a lista dessas autorizações deve estar disponível e ser de fácil acesso no dia-a-dia. Como a equipe identifica esses responsáveis? Como a escola trata as autorizações excepcionais?

    Estabeleça regras e deixe isso bem claro para toda a equipe da escola e também para os responsáveis.

    A JaCheguei auxilia nesse momento, como uma ferramenta para aumentar a segurança desse processo.

    Atividades extraescolares

    Aproveite essas informações para oferecer serviços adicionais para os pais. Verifique se a escola tem a estrutura para atividades extracurriculares ou se não tiver, estabeleça parcerias com escolas que oferecem essas atividades.


    A JaCheguei preparou conteúdos especiais para sua escola. Faça o download e aproveite!!

    Um forte abraço,
    Equipe JaCheguei

    11 Jan

    Como extrair informações da ficha de matrícula escolar

    Como extrair as informações da ficha de matrícula escolar

    Prezados,

    No artigo passado, citamos as informações importantes para a ficha de matrícula escolar.

    Além disso, disponibilizamos um modelo pronto para download gratuito, para uso de acordo com as necessidades de cada escola.

    Se não tiver feito o download, faça agora através do link receba modelo pronto gratuito.

    Nesse artigo, abordamos como a escola pode extrair as informações das fichas de matrícula escolar, para benefício no dia-a-dia e para a melhoria dos serviços prestados.

    Depois que os pais preenchem as fichas de matrícula com cuidado e dedicação, o que a escola faz com esses dados?

    Você pede o preenchimento apenas para cumprir uma “burocracia”? Ou há um real aproveitamento desses dados?

    1o Passo – Organize os dados em uma planilha

    Para que as informações da ficha de matrícula não se percam ou sejam arquivadas apenas para cumprir a “burocracia”, organize os dados em um planilha.

    Você pode organizar os dados em temas, pois cada agrupamento poderá resultar em planejamentos e ações específicas:

  • Dados do aluno
  • Documentos apresentados
  • Dados de escolaridade
  • Cuidados especiais
  • Dados dos responsáveis
  • Dados da família
  • Entrada e saída
  • Atividades extra-escolares
  • Para facilitar esse passo, disponibilizamos uma planilha gratuita para tabulação dos dados. Essa planilha está baseada no nosso modelo de ficha de matrícula escolar. Você poderá utilizá-la conforme a necessidade da sua escola.

    Se você já tiver a sua ficha de matrícula escolar, aproveite esse material para fazer as adaptações na sua própria ficha.

    2o Passo – Gere tabelas e gráficos

    Em cima dos dados já inseridos, gere tabelas e gráficos. Ao tornar visual as informações, será mais fácil fazer uma análise quantitativa e qualitativa.

    Os gráficos mais comuns são:

    Colunas e Barras Comparação de quantidades
    Pizza Visualização de dados percentuais
    Linhas Quantidades que mudam com o tempo

    Ficha de matrícula escolar

    Ao baixar nossa planilha de tabulação dos dados, você verá que a planilha já gera os resumos e gráficos.

    Para ler mais sobre tipos de gráficos, veja esse link

    http://www.tecmundo.com.br/excel/1745-saiba-qual-tipo-de-grafico-representa-melhor-os-seus-dados-no-excel-2007.htm

    3o Passo – Planeje ações

    Considere os dados coletados na elaboração do seu planejamento de ações.

    Em nosso próximo artigo, abordaremos com mais detalhe como fazer isso.

    Esperamos que esse material ajude sua escola nesse momento de férias escolares e tempo para planejamento do próximo ano.

    Um forte abraço,
    Equipe JaCheguei

    07 Dec

    Dicas para ficha de matrícula escolar

    Dicas para ficha de matrícula escolar

    Prezados,

    Nesse artigo, citamos informações importantes para a ficha de matrícula escolar.

    Matrícula escolarMatrícula escolarMatrícula escolarMatrícula escolarMatrícula escolarMatrícula escolarMatrícula escolarMatrícula escolarMatrícula escolarMatrícula escolar

    A matrícula é um ótimo momento para pedir que os pais colaborem e preencham os dados.

    Com o correto preenchimento, a escola terá informações valiosas para revisão de sua estrutura física, sua estrutura de atendimento, capacitação de pessoal, melhoria de processos e o desenvolvimento de ações específicas para o novo ano letivo.

    Dados Pessoais do aluno

    Considere nome completo, data de nascimento, sexo do aluno.

    Questione também nacionalidade, naturalidade, idiomas falados em casa, além da cor/raça. Essas informações são importantes para entender a diversidade cultural e poderão delinear ações de integração dos alunos.

    Dados de escolaridade

    Confirme a situação do ano anterior e os anos de escolaridade.

    No caso de alunos novos à escola, obter histórico escolar. Isso poderá esclarecer possíveis divergências entre idade e série de estudo, dificuldades de aprendizado e permitirá um acompanhamento mais próximo da escola.

    Se o aluno já tiver frequentado outras escolas, saiba o motivo da saída de cada uma delas.

    Se o aluno já tiver interrompido os estudos, saiba o motivo e quando ocorreu.

    Cuidados especiais

    Complemente a ficha de matrícula escolar para saber quais são as alergias, restrição alimentar, remédios, o histórico de saúde (doenças que teve e problemas de saúde) e se há alguma deficiência física ou se os pais já perceberam alguma dificuldade motora ou intelectual serão úteis para revisão da estrutura da escola e confirmar se a equipe está preparada para lidar com todas as situações.

    Dados dos Responsáveis

    Obter o nome completo, RG, CPF, data de nascimento, endereço, e-mail e telefone (celular, residencial) dos pais ou responsáveis.

    Anotar quem é o responsável financeiro também evita desentendimentos e complicações para recebimento pela escola.

    Aproveite e pergunte também o grau de instrução, o estado civil, a religião, dados profissionais de cada pai ou responsável (empresa, cargo e telefone comercial) e quais são os horários de disponibilidade. Isso facilitará o agendamento de reuniões e a comunicação no dia-a-dia.

    Dados da família

    Devido à quantidade de pais separados, identificar com quem o aluno mora e no caso dos pais trabalharem, com quem a criança fica. Também é importante identificar se existe nova união do pai ou da mãe, e qual a nível de relação entre os pais.

    Se há mais alguém que interfere na educação da criança, obter os dados pessoais desse responsável.

    Obter também o nome, idade e escola dos irmãos, pois poderão ser futuros alunos da escola e para conhecer mais de perto a estrutura família do aluno.

    Emergências

    Considerar também contatos extras para urgências médicas, atrasos na busca da criança pelos pais ou responsáveis ou alguma outra ocorrência importante em que os pais não puderem ser contatados.

    Questionar também o local para onde a criança deve ser encaminhada em caso de urgência médica.

    Autorizações

    Se o aluno já estiver em idade para sair sozinho, verifique se os responsáveis legais autorizam sua saída.

    Se o aluno não puder sair sozinho, aproveite a ficha de matrícula escolar e questione quem são as pessoas autorizadas a buscar aluno. Obtenha nome completo, grau de parentesco, RG, e-mail, telefone e a frequência de acompanhamento. Em caso de prestador de serviço, obter a função e a data de início da prestação do serviço junto à família.

    Se a escola tiver área de estacionamento, obtenha o modelo, cor e placa dos veículos que poderão utilizar essa área.

    Meio de transporte utilizados

    Questione o meio de transporte para chegada e saída da escola: a pé, automóvel, transporte escolar ou público. Pergunte também a distância percorrida pelo aluno e qual o tempo estimado desse percurso.

    Com essas perguntas, você poderá planejar a estrutura para apoio no horário de entrada e saída de alunos da escola.

    Atividades extraescolares

    Aproveite a ficha de matrícula escolar e questione quais são as atividades extraescolares do aluno. Assim, a escola poderá sugerir atividades para complementar o aprendizado escolar, além de poder oferecer serviços opcionais aos pais.

    Apresentação de documentos

    Solicitar a certidão de nascimento ou RG da criança, o boletim escolar ou relatório de desempenho escolar, a ficha de transferência (se for o caso), carteira de vacinação e o RG e o CPF dos pais e responsáveis.

    Tire uma cópia desses documentos e guarde junto com a ficha de matrícula escolar. É importante que essas informações sejam organizadas para fácil acesso no dia-a-dia.

    As informações contidas nesse artigo são sugestões e deverão ser analisadas pelo gestor escolar, para melhor adaptação e consideração das particularidades da sua escola. Avalie a ficha de matrícula escolar atual e verifique se vale a pena complementar.

    Um dos benefícios da solução da JaCheguei é aumentar a segurança nas escolas.
    Assim, consideramos como parte do nosso trabalho, apoiar as escolas nos aspectos que aumentam e melhoram a segurança.

    Um forte abraço,
    Equipe JaCheguei

    21 Nov

    Procedimentos de saída da escola por faixa etária

    Procedimentos de saída da escola por faixa etária

    Prezados,

    O procedimento de saída da escola costuma ser diferenciado por faixa etária.
    Veja algumas particularidades e como a JaCheguei resolve.

    saída da escola por faixa etária

    Berçário

    Geralmente, os pais buscam dentro da escola e o preparo dos bebês exige mais tempo.

    A utilização do JaCheguei em um berçário permite a otimização do tempo na recepção e na entrega das crianças.

    Com a notificação de chegada do pai, a escola sabe quando direcionar algum funcionário para recepcionar o bebê.

    E enquanto o pai ainda está no caminho para buscar o bebê, a escola já o prepara com mais tranquilidade. E assim, tem tempo para checar todos os itens da mochila com cuidado (trocas de roupa, remédio, agenda). Evitando assim, esquecimentos e os custos relacionados ao tratamento de exceções.

    A solução funciona bem tanto para berçários com horários de busca fixos ou flexíveis. Independente disso, com a solução, o pai não precisa ficar esperando.

    Ensino Infantil

    Os alunos dessa faixa etária são sempre acompanhados e precisam de ajuda para preparação da sua mochila.

    Observamos cenários de escolas que os pais buscam dentro da sala de aula ou em uma área comum e escolas que os pais buscam na portaria.

    A escolha por um dos formatos depende muito da localização da escola, se está numa rua mais movimentada, se há vagas disponíveis para estacionar na rua e o nível de segurança do bairro.

    Algumas escolas são bastante visadas e é preciso refletir qual o nível de exposição de fazer o pai estacionar na rua para pegar o aluno e voltar com a criança para o carro.

    Outro ponto a considerar é a fila de carros que se forma na rua da escola, lembrando que essa situação coloca pais e alunos numa situação vulnerável.

    O uso do JaCheguei permite que a escola adiante esse preparo e faça o acompanhamento das chegadas dos pais tanto pela professora na sala de aula ou no pátio. Com uma entrega mais ágil, a escola diminui a exposição dos pais e alunos ao risco.

    Dependendo da quantidade de crianças, manter na sala de aula permite um maior controle e maior rapidez para achar a criança quando o pai chega. Conforme o números de alunos for diminuindo, pode-se concentrar as crianças em um único lugar.

    Ensino Fundamental

    Há escolas que mantém os alunos nas salas de aula e escolas que direcionam os alunos para um pátio.

    Independente do cenário, a escola precisa acompanhar a entrega desses alunos de perto.

    Com a JaCheguei, o funcionário da escola monitora as chegadas dos pais, avisa o aluno que o pai está chegando.

    Nas primeiras faixas etárias do Fundamental 1, o aluno ainda precisa ser acompanhado. Alunos do Fundamental 2 já se dirigem sozinhos para a portaria, onde um segurança faz o reconhecimento facial e entrega o aluno para o pai ou responsável.

    Algumas escolas utilizam microfone para chamada dos alunos. A JaCheguei permite o aviso e a comunicação dentro da escola, sem a poluição sonora.

    Ensino Médio

    Apesar da maior idade, às vezes, são os que mais geram trabalho. O pai espera na frente da escola e o aluno está conversando pela escola.

    É preciso conscientizá-los de que a demora deles, gera um impacto no fluxo de carros na frente da escola.

    Esses alunos já usam celular e os pais avisam que estão chegando por whats app ou outra ferramenta.

    Entretanto, a JaCheguei tem uma solução diferenciada para essa faixa etária e evita que o pai tenha que digitar enquanto está dirigindo.

    JaCheguei está preparada para saída da escola para diferentes faixas etárias

    Enfim, pudemos constatar cenários diferentes para saída da escola por faixa etária. O seu é parecido ou tem alguma particularidade?

    Estamos sempre evoluindo nossa solução, com base nas conversas e necessidades passadas.

    Entre em contato com a gente através do nosso e-mail contato@jacheguei.com.br.

    Compartilhe com a gente o seu cenário.

    Um grande abraço,
    Equipe JaCheguei